Os tubos de falópio são os tubos que ligam os ovários ao útero. Se um ovo ficar preso neles, ele não se desenvolverá em um bebê e a saúde pode estar em risco se a gravidez continuar. Não é possível salvar a gravidez.
Nem sempre causa sintomas estranhos, normalmente descobre durante exame de rotina da gravidez; que podem ser apresentados entre a 4ª e a 12ª semana de gravidez.
Sintomas de uma gravidez ectópica
Os sintomas podem ser:
Os sintomas podem ser:
Dor de barriga em um lado -Você pode sentir dor de barriga, tipicamente baixo para baixo em um lado. Pode acontecer de repente ou aos poucos, pode ser persistente ou ir e vir;
Sangramento vaginal- O qual é diferente do período menstrual normal (muitas vezes começa e para, apresenta cor marrom escuro);
Dor na ponta do ombro - É uma dor incomum sentida onde seu ombro termina e seu braço começa;
Desconforto ao ir ao banheiro - Pode sentir dor ao fazer xixi ou cocô e até mesmo ter diarreia.
Mas esses sintomas não são um sinal de problema sério. Na dúvida, procure o médico que está a lhe acompanhar, é importante procurar conselhos o quanto antes.
Um ultrassom e exames de sangue irão confirmar o diagnóstico.
O que pode causar uma gravidez ectópica?
Ainda não é claro por que uma mulher tem uma gravidez ectópica, acontece quando há um problema com os tubos de falópio, sendo eles estreitos ou bloqueados.As causas podem ser:
Inflamação do sistema reprodutivo feminino - Geralmente causada por uma infecção sexualmente transmissível;
Gravidez ectópica anterior – O risco de ter outra gravidez é de +- 10%
Cirurgia anterior nos tubos de falópio – Um procedimento de esterilização feminina mal sucedido;
Tratamentos de fertilidade – Tomar medicamentos para estimular a ovulação pode aumentar o risco de gravidez ectópica;
Engravidar fazendo uso do DIU (dispositivo intrauterino) - É raro engravidar usando ele, mas caso aconteça é mais provável uma gravidez ectópica;
Tabagismo
Constatamos mais uma vez que o fumo não produz nenhum tipo de benefício. NÃO FUME;
Aumento da idade – O risco é maior para mulheres de 35 a 40 anos.
Sintomas de uma ruptura
Em alguns casos, o embrião pode crescer o suficiente para abrir o tubo falópio, causando uma ruptura.
As rupturas são muito graves, e a cirurgia para reparar o tubo de falópio precisa ser realizada o mais rápido possível.
Os sinais são:
Os sinais são:
Uma dor aguda, rápida e intensa na barriga;
Sensação de tontura ou desmaio;
Olhar pálido.
Esses sintomas podem significar que o tubo falópio se rompeu. Uma ruptura pode ser fatal, mas felizmente são incomuns e tratáveis, se tratadas rapidamente.
Principais opções de tratamento:
Monitoramento
A gestante é monitorada para ver se o tratamento é necessário;
Medicação
Uma injeção do medicamento metotrexato é usada para impedir o crescimento da gravidez
Cirurgia - A depender da gravidade pode ser uma:
_ Laparoscópica- procedimento considerado pouco invasivo, feito com anestesia e vide laparoscopia (uma minicâmera que é introduzida no corpo da mulher);
ou
_ Laparoscopia - é realizada sob anestesia geral para remover o óvulo fertilizado, e o tubo de falópio caso tenha sido afetado.
Essas opções cada uma tem vantagens e desvantagens que seu médico discutirá com você.
Alguns tratamentos podem diminuir as chances de uma gravidez no futuro, mas a maioria das mulheres ainda conseguem engravidar normalmente
ou
_ Laparoscopia - é realizada sob anestesia geral para remover o óvulo fertilizado, e o tubo de falópio caso tenha sido afetado.
Essas opções cada uma tem vantagens e desvantagens que seu médico discutirá com você.
Alguns tratamentos podem diminuir as chances de uma gravidez no futuro, mas a maioria das mulheres ainda conseguem engravidar normalmente
Apoio após uma gravidez ectópica
Cada pessoa reage a uma perda de forma especifica.
Uma perda em gravidez pode ser devastador.
Apesar de não ter tido o prazer de segurar o filho nos braços, criou-se toda uma expectativa em torno da maternidade. Logo, é bastante comum que as mulheres sintam o mesmo sentimento de dor como se tivessem perdido um membro da família ou parceiro.
Não é incomum que esses sentimentos durem vários meses. É importante permitir-se sofrer, se assim for necessário, tanto a mulher quanto o seu parceiro.
Grupos de apoio também podem ajudar
Tentando outro bebê
Você pode querer tentar outro bebê quando você e seu parceiro se sentirem fisicamente e emocionalmente prontos.Você provavelmente será aconselhado a esperar um tempo após o tratamento antes de tentar engravidar novamente. Este tempo é necessário para que o sistema reprodutor fique regularizado e o corpo volte à normalidade.
A maioria das mulheres que tiveram uma gravidez ectópica será capaz de engravidar novamente, mesmo que tenham tido um tubo de falópio removido.
No geral, 65% das mulheres conseguem uma gravidez bem sucedida dentro de 18 meses após uma gravidez ectópica. Às vezes pode ser necessário fazer um tratamento de fertilidade
As chances de ter outra gravidez ectópica são maiores se você já teve uma antes, mas o risco ainda é pequeno, por isso a importância de esperar o corpo se recuperar para que não haja outra perca
Você nem sempre pode prevenir uma gravidez ectópica, mas pode reduzir os riscos que ela aconteça; usando preservativo e parando de fumar se você fumar.