22 de mar. de 2022

A importância de amamentar seu bebê

 A amamentação é um momento único na vida da mãe e do bebê.

Nesse momento você se dedica única e exclusivamente aquela nova vida que você gerou e que agora carrega em seus braços.

O ato de amamentar faz um bem enorme ao corpo, a alma e ao coração. A relação mãe e filho começam a nascer a partir deste momento, a partir deste contato.
Saber que em você está o melhor alimento para o seu bebê e que a partir deste alimento o bebê cresce saudável, faz nos sentirmos fortes e capazes de enfrentar esta nova etapa da vida que é difícil, muitas vezes desgastante, mas absolutamente compensada pela alegria de poder auxiliar no desenvolvimento do seu filho.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir
a mortalidade neonatal – esta acontece até o 28º dia de vida.
O aleitamento materno protege bebês e crianças pequenas de doenças. O leite materno é a primeira ‘vacina’ do bebê. Além de proporcionar saúde a seu pequeno, a amamentação também é responsável por criar um laço maior entre mãe e filho ❤️

O colostro é a primeira secreção láctea produzida pelo seio
materno, podendo ter uma coloração transparente ou amarelada. É através do colostro que a mãe transfere anticorpos para o recém-nascido, que possui um sistema imunológico ainda imaturo.

O leite materno tem tudo de que o bebê precisa até o sexto mês de vida; sendo assim, Não precisa consumir chá, sucos ou água NADA ALEM DO LEITE MATERNO. O leite materno já contém a água que o bebê necessita, mesmo se o dia estiver muito quente!


Produção do leite


Durante a gravidez é secretada a prolactina, um hormônio hipofisário que aumenta sua concentração sanguínea até o parto, quando alcança níveis altíssimos. Esse hormônio é responsável pela produção do leite.

O alto nível de prolactina diminui após o parto, voltando aos níveis de uma pessoa não gestante. Contudo, a cada estimulação, impulsos nervosos são conduzidos até a medula espinal e então ao hipotálamo.

Assim, o hipotálamo produz um fator de liberação da prolactina, fazendo com que a adeno-hipófise aumente em 10 a 20 vezes a secreção de prolactina, que atuará na secreção do leite. (ou seja, a mãe produz leite somente se o bebê mamar).

O esvaziamento da mama contribui para a ação dos fatores de
produção de leite. Se esse processo não for interrompido, a produção
de leite pode continuar por muitos anos, independente de alterações
endócrinas, como as que ocorrem nos ciclos menstruais e na nova
gravidez


Respeite o ritmo do bebê

Mãe, é importante saber que cada bebê mama no seu próprio tempo. Deixe a criança mamar até que ela se satisfaça por completo. É necessário que ela esvazie um peito antes de passar para o outro, caso ela deseje continuar mamando.

Tome alguns cuidados para não machucar o peito na hora de colocar
o bebê para mamar e de retirá-lo da mama para evitar lesões.

Dica valiosa
Se a mama estiver cheia e dura, retire um pouco do leite até a aréola
ficar mais macia, isso ajudará na pega do bebê no peito.



Dor ao amamentar



Aquela cena linda que muitas vezes imaginamos e vemos, em cenas de novelas e filmes, de uma mãe amamentando seu bebê em uma bela poltrona, com um sorriso estampado no rosto, transmitindo a maior tranquilidade do mundo passa a impressão de que o amamentar é algo simples e totalmente natural desde o primeiro momento; algo intuitivo. Como um talento nato das mulheres.

O que quase ninguém conta é que, nem sempre funciona assim.
As dificuldades, principalmente no início da vida do bebê, não são poucas. E, não raro, várias mães desistem de amamentar por falta de apoio e de informação.
Felizmente, os problemas na amamentação não são inéditos e a experiência de outras mães pode ajudar - e muito! - a passar por todos os perrengues.

No começo amamentar pode doer, sim. E por vários motivos, que vão dos bicos rachados aos seios muito cheios…
Mas a pega adequada é que é o segredo do sucesso.


Pega correta

A forma correta para amamentar bem é colocar o bebê bem
de frente para a aréola (parte escura do seio) e ensine-o a pegar a
mama quando estiver com a boca bem aberta.
Assim, o queixo da criança encosta na mama, o nariz fica livre, os lábios ficam virados
para fora e aparece mais aréola na parte de cima da boca do que na
parte de baixo. Isso proporciona que o bebê consiga retirar uma quantidade de leite adequada.

Os desconfortos ocorrem principalmente durante as primeiras semanas, quando os seios ainda estão se adaptando à amamentação.

A melhor maneira de preparar o seio para a amamentação é procurar informações de qualidade ,buscar grupos de apoio e cursos no período gestacional são estratégias importantes para uma amamentação consciente e tranquila.

A amamentação é um gesto de amor.
Amamente seu filho